Roteiros Vale do Pati

Travessia Vale do Capão/ Andaraí

05 dias - com Cachoeirão por cima e Baixo.

 

- Vale do Capão/ Sr. Wilson;

- Sr. Wilson/ Cachoeirão por cima;

- Dna. Lé/ Castelo/ Prefeitura;

- Prefeitura/ Cachoeirão por Baixo;

- Andaraí.

Roteiro Vale do Paty - 05 dias

1º dia - Saída do Vale do Capão de carro em direção ao Bomba para o início da trilha. Aproximadamente após 01 hora de subida teremos o visual do Vale do Capão e parada no   Córrego das Galinhas no Gerais do Vieira onde continuamos a caminhada por mais 1 hora e meia no Gerais do Vieira  até o  Rancho dos Cristais para tomar  banho de rio e fazermos um lanche. Após o lanche subimos o “Quebra Bunda “ e caminharemos pelo Gerais do Rio Preto por mais 01 hora até o primeiro mirante de onde se tem um lindo visual do Morro Branco do Paty e de todo o Gerais do Vieira. Continuamos nossa caminhada pelo Gerais do Rio Preto até o Mirante da Rampa, de onde se tem uma das vistas mais bonitas do Vale do Paty. Descida da Rampa e já estamos nas trilhas dentro do Vale do Paty que dão acesso a casa de Sr. Wilson onde teremos nosso jantar e o primeiro pernoite dentro do Vale. (aproximadamente 08 horas de caminhada com as paradas )

2º dia – Após o café da manhã saímos em direção ao Arrodeio onde teremos uma subida até o Gerais do Rio Preto. Continuamos andando pelo Gerais do Rio Preto até a entrada do Vale do Cachoeirão.   Andamos por lajedos de campo rupestre com lindas espécies de flores e plantas do cerrado até atravessarmos a matinha do Cachoeirão onde teremos banho de rio, parada para lanche e para curtir o visual incrível dos dois mirantes do Cachoeirão . Retornamos pelo mesmo caminho até a casa de Dona Lé onde teremos nosso jantar e o segundo pernoite dentro do Vale. (aproximadamente 07 horas de caminhada com as paradas )

3º dia – Após o café da manhã subida para o Morro do Castelo. Subida íngreme feita em aproximadamente 01 hora e meia no meio da mata entre raízes e árvores ao som das arapongas.  Lá de cima temos todo o visual do Gerais do Vieira e uma travessia dentro da Gruta do Castelo que nos leva ao visual do outro lado do Vale do Paty. Atravessamos a gruta de volta e retornamos pelo mesmo caminho. Na parte da tarde, tomamos um banho no Rio Funis e seguimos para a Prefeitura onde teremos nosso jantar e o terceiro pernoite dentro do Vale.

4º dia – Neste dia teremos duas opções de passeios. Uma opção mais leve seria curtir o dia nas cachoeiras do Poço da Arvore, descendo o Rio até o encontro do Rio Calixto com o Rio Funis e a segunda opção seria a trilha do Cachoeirão por baixo, uma caminhada mais longa pelo fundo do Vale do Cachoeirão entre a mata e as pedras do rio para curtir o Cachoeirão por baixo . Pernoite no Paty de Baixo na casa de Dona Linda ou na Casa de Joia.

5º dia – Subida da Ladeira do Império, uma subida toda calçada feita na época do garimpo para escoar a produção de café e outros alimentos produzidos no Vale do Paty para Andaraí. Trilha com muito visual de todo o Vale do Paty e das trilhas percorridas durante esses 04 dias. Avistamos Andaraí ao longe e caminhamos por trechos de garimpo de gruna e muita pedra solta até chegarmos na cidade de Andarái, nosso destino final.  (aproximadamente 06 horas de trilha com as paradas)

Travessia Vale do Capão/ Guiné

04 dias.

 

- Saída Guiné/ Sr. Wilson;

- Sr. Wilson/ Castelo/ Prefeitura;

- Prefeitura/ Cachoeirão;

- Andaraí

 Trilha Vale do Paty - Roteiro de 04 dias

1º dia - Saída do Vale do Capão de carro com destino ao povoado do Guiné. ( Aproximadamente 1hora e 40 min) . Começamos a trilha com uma subida de aproximadamente 45 minutos e teremos um lindo visual de cima da serra . Atravessamos o Gerais do Rio Preto com destino ao Cachoeirão por Cima.   Entramos no Vale do Cachoeirão e andamos por lajedos de campo rupestre com lindas espécies de flores e plantas do cerrado até atravessarmos a matinha do Cachoeirão  onde teremos banho de rio , parada para lanche e para curtir o visual dos dois mirantes do Cachoeirão. Retornamos pelo mesmo caminho até a casa de Seu Wilson onde teremos nosso jantar e o primeiro  pernoite dentro do Vale.  ( aproximadamente 08 horas de caminhada com as paradas ).

2 º dia -  Após o café da manhã subida para  o Morro do Castelo. Subida íngreme feita em aproximadamente 01 hora e meia  no meio da mata entre raízes e árvores ao som das arapongas.  Lá de cima temos todo o visual do Gerais do Vieira e uma travessia dentro da Gruta do Castelo  para o visual do outro lado do Vale do Paty. Atravessamos a gruta de volta e retornamos pelo mesmo caminho. Na parte da tarde, tomamos um banho no Rio Funis e seguimos para a Prefeitura onde teremos nosso jantar e o segundo pernoite dentro do Vale.

3º dia – Neste dia teremos duas opções de passeios. Uma opção mais leve seria curtir o dia nas cachoeiras do  Poço da Arvore, descendo o Rio até o encontro do Rio Calixto com o Rio Funis e a segunda opção seria a trilha do Cachoeirão por baixo, uma caminhada mais longa pelo fundo do Vale do Cachoeirão entre a mata e as pedras do rio para curtir o Cachoeirão por baixo . Pernoite no Paty de Baixo na casa de Dona Linda ou na Casa de Jóia.

4º dia – Subida da Ladeira do Império, uma subida toda calçada feita na época do garimpo para escoar a produção de café e outros alimentos  produzidos no Vale do Paty para Andaraí . Trilha com muito visual de todo o Vale do Paty e das trilhas percorridas durante esses 04 dias. Avistamos Andaraí ao longe e caminhamos por trechos de garimpo de gruna e muita pedra solta até chegarmos na cidade de Andaraí, nosso destino final.  ( aproximadamente 06 horas de trilha com as paradas)

Travessia Vale do Capão/ Andaraí

05 dias.

 

- Vale do Capão/ Igrejinha;

- Castelo e Funis/ Sr. Wilson;

- Sr. Wilson/ Poço da árvore/ Prefeitura;

- Prefeitura/ Cachoeirão;

- Andaraí.

Roteiro Vale do Paty - 03 dias

1º dia - Saída do Vale do Capão de carro com destino ao povoado do Guiné. ( Aproximadamente 1hora e 40 min) . Começamos a trilha com uma subida de aproximadamente 45 minutos e teremos um lindo visual de cima da serra . Atravessamos o Gerais do Rio Preto com destino ao Cachoeirão por cima.  Entramos no Vale do Cachoeirão e andamos por lajedos de campo rupestre com lindas espécies de flores e plantas do cerrado até atravessarmos a matinha do Cachoeirão  onde teremos banho de rio , parada para lanche e para curtir o visual dos dois mirantes do Cachoeirão  . Retornamos pelo mesmo caminho até a casa de Seu Wilson onde teremos nosso jantar e o primeiro  pernoite dentro do Vale.  ( aproximadamente 08 horas de caminhada com as paradas ).

2 º dia -  Após o café da manhã subida para  o Morro do Castelo. Subida íngreme feita em aproximadamente 01 hora e meia  no meio da mata entre raízes e árvores ao som das Arapongas.  Lá de cima temos todo o visual do Gerais do Vieira e uma travessia dentro da Gruta do Castelo  para o visual do outro lado do Vale do Paty. Atravessamos a gruta de volta e retornamos pelo mesmo caminho. Na parte da tarde, tomamos um banho no Rio Funis e seguimos para a casa de Dona Lé onde teremos nosso jantar e o segundo pernoite dentro do Vale.

3º dia - Após o café da manhã saímos rumo ao Vale do Capão. Temos uma subida de uns 45 minutos até o inicio da subida da rampa.  A rampa é uma subida íngreme que nos dá acesso ao Gerais do Rio Preto. Teremos uma parada no Mirante da Rampa de onde se tem uma das vistas mais bonitas de todo o Vale do Paty e seguimos andando pelo Gerais do Rio Preto até o próximo mirante onde descansamos um pouco e temos uma belíssima visão de todo o Gerais do Vieira . Seguimos andando pelo Gerais até a descida do " Quebra Bunda" que nos dá acesso ao Gerais do Vieira. Temos uma parada para lanche e banho de rio no Rancho dos Cristais e seguimos nossa caminhada pelo Gerais do Vieira até chegarmos no Córrego das Galinhas onde se inicia a descida do Bomba. Aproximadamente uns 50 minutos de descida e estamos no povoado  do Bomba para irmos de carro até a pousada no Vale do Capão, finalizando nossa trilha.   

© 2015 by canta galo eco aventura